DESPORTO

Última Hora: UEFA decide abrir PROCESSO e Pepe pode se dar muito Mal

Publicado:

Pepe recebe graves castigos da Liga Portugal
© Getty Images
Publicidade

Pepe recebe forte castigo da Liga Portugal.

Pepe é conhecido não apenas por sua longevidade e impressionante habilidade defensiva ao longo das últimas duas décadas, mas também por sua intensidade em campo. A expulsão marcante contra o Getafe, em 2009, onde ele pontapeou repetidamente um jogador adversário caído, permanece associada à imagem do jogador. Que na época tinha 40 anos e foi suspenso por 10 jogos.

Publicidade

O internacional português, nascido em Maceió, no Brasil, reduziu a intensidade nos últimos anos de sua carreira, mas nesta temporada parece ter retornado ao comportamento agressivo. Já expulso duas vezes, ambas em Clássicos – contra o Benfica, na Supertaça, e diante do Sporting, em Alvalade.

Mesmo tendo recebido um cartão amarelo anteriormente, ao minuto 50 do último Clássico, Pepe viu a cartolina vermelha após o VAR aconselhar Nuno Almeida, árbitro principal da partida. Após ser empurrado por Matheus Reis, Pepe atingiu o brasileiro na boca com o punho fechado, causando sangramento no defesa do Sporting. Nuno Almeida ordenou sua expulsão direta.

Publicidade

A 17.ª expulsão na carreira de Pepe

Assinalada por Nuno Almeida, num total de mais de 800 jogos entre clubes e seleção nacional. O primeiro cartão vermelho foi recebido na época de 2002/03, quando jogava pelo Marítimo, por acumulação de amarelos, tendo também visto um vermelho direto nessa temporada.

Na Primeira Liga, esta foi a sétima vez que Pepe foi expulso, sendo duas delas por acumulação de amarelos e as restantes cinco por vermelho direto. Pelo FC Porto, foi expulso quatro vezes, o mesmo número de vezes que no Marítimo. Já no Real Madrid, recebeu seis cartões vermelhos, no Besiktas uma vez, e pela Seleção Portuguesa em duas ocasiões. Uma delas por uma atitude controversa, uma ‘cabeçada’ em Thomas Muller durante a Copa do Mundo de 2014.

Publicidade
EquipaJogosCartões amarelosDuplo amareloVermelho direto
Real Madrid3348342
FC Porto2686604
Marítimo632722
Besiktas521001
Portugal 1342611
Total851212710

Fonte: Transfermarkt.

Pepe ainda está distante do recorde de 46 cartões vermelhos

Mantido por Gerardo Bedoya, ex-internacional colombiano. Apesar do seu notável registo, o defesa português encontra-se fora do ‘pódio’ dos jogadores com mais expulsões na história do futebol. Ele detém, no entanto, o título de jogador português com mais cartões vermelhos.

Publicidade

Portanto, o lendário defensor espanhol do Sevilla, Sérgio Ramos, acumulou 29 expulsões ao longo da carreira, tendo inclusive compartilhado a defesa com Pepe durante o período em que ambos jogaram pelo Real Madrid. Pablo Alfaro, defensor espanhol que também teve passagem pelo Sevilla, recebeu dois cartões vermelhos a menos que Ramos. O meio-campista francês Cyril Rool, conhecido por suas passagens por Bordeaux, Nice e Marseille, também registrou 27 expulsões, igualando o feito de Alfaro.

Publicidade
Publicidade