CULTURA

PRINCIPAIS PADRÕES DE UMA BOA LEITURA

Publicado:

© Getty Images
Publicidade

A leitura é um processo de atribuição, colecta de informações, significado e interpretação de um texto, sendo assim cada um lê a sua maneira.

A atribuição de significados de um determinado texto é subjectiva, desta maneira a atribuição de sentidos do mesmo, vão variar de pessoa para pessoa.

É muito pertinente que os jovens adoptem essa boa prática de ler.

Publicidade

Vaga de Empregado de Balcão para Lisboa-Portugal

Quando lemos, nós mantemos a nossa biblioteca interior actualizada (cérebro).

Por essas razões  irei abordar as maneiras de como podes adquirir o bom hábito da leitura para que possas atribuir os possíveis significados em uma leitura.

Publicidade

Passos para o hábito à leitura

  1. Olhe primeiramente em um assunto que ti agrade verdadeiramente. Existem em todo mundo livros e revistas sobre todos aspectos, culturais, económicos, desportivos, e etc. É apenas questão de fazer uma busca com bastante atenção do que realmente te mantém entretido.
  2. Se você é apaixonado por moda, histórias, romance e etc, isso não importa pois com certeza, existirão livros que abordem sobre os conteúdos  do seu interesse
  3. Reserve um horário todos os dias para ler, principalmente se for antes de dormir, isso fará com que possas ter um sono ainda mais tranquilo que o de habitual, para além deste factor ler antes de dormir promovi uma melhor fixação da memória durante o sono.

Tipos de leitura a conhecer!

  1.  Leitura rápida: Para reconhecimento do assunto;
  2. Leitura selectiva: A fim de identificar as informações de interesse;
  3. Leitura rápida: Para reconhecimento do assunto;
  4. Leitura reflexiva: Para compreender e poder emitir considerações;
  5. Leitura crítica: Para avaliar o posicionamento do autor.

Outras vantagens relevantes ao saber ler

Pratique esses passos arduamente e vais notar uma grande mudança na sua forma de atribuição dos possíveis significados de um determinado texto.

A prática leva a perfeição.  Mas não pratique de forma exagerada pois isso pode ser prejudicial para sua saúde ocular.

Quando nós lemos é para trazer benefícios, para o nosso cérebro e paz para nossa mente. É necessário ler assuntos do nosso interesse.

 

Publicidade
Publicidade