Por essa Rúben Amorim não esperava: Péssima notícia acaba de chegar no Sporting
Dois reforços de ‘peso’ já chegaram – os mais caros da história leonina – mas Rúben Amorim ainda não está completamente satisfeito.
Após a saída de Manuel Ugarte, o ‘pêndulo’ do Sporting nas últimas duas épocas, o tão desejado substituto chegou a Alvalade. Morten Hjulmand vem com experiência de Serie A (onde já capitaneava o Lecce, aos 24 anos) e com uma margem de progressão considerável para o futuro. Mas o presente é, com certeza, a maior preocupação de Rúben Amorim.
Hjulmand deverá assumir a titularidade diante do Casa Pia, na segunda jornada do campeonato, e mostrar-se pela primeira vez em ação aos adeptos sportinguistas. A chegada do dinamarquês toma ainda maior importância após o conhecimento de (novas) limitações físicas de Daniel Bragança, médio titular na primeira jornada após uma temporada ‘no estaleiro’.
O médio internacional sub-21 português sofreu uma pancada na cabeça frente ao Vizela e foi substituído ao intervalo. Treinou condicionado na terça-feira, segundo informaram os leões, para prevenir danos maiores. Nesta quarta-feira, não foram divulgados pormenores sobre a lesão.
De qualquer das formas, Rúben Amorim poderá querer resguardar o médio no jogo com o Casa Pia e lançar Hjulmand para a titularidade, pois já trabalhou com a equipa principal nos últimos dias.
A falta de profundidade no ‘miolo’ leonino é notória – durante a pré-temporada, Amorim foi rodando entre Pedro Gonçalves e Bragança na posição ‘oito’, ao lado de Morita.
Os problemas físicos do jovem português vêm apressar a adaptação rápida de Hjulmand. O dinamarquês falhou apenas três jogos na época passada, pelo Lecce, sendo que pelo meio esteve suspenso devido a uma expulsão.
Segue-se um lateral-direito
O foco da estrutura leonina é, agora, a contratação de um lateral-direito que consiga acrescentar qualidade à equipa titular. Desde que o Sporting ficou ‘orfão’ de Pedro Porro, em janeiro deste ano, a titularidade foi entregue a Ricardo Esgaio, um atleta com características bem diferentes – e muito contestado pelos adeptos leoninos.
Depois de falhar a contratação de José Angel (segundo a estrutura do Sporting, por chumbar nos exames médicos, algo negado pelo Sevilla e pelos representantes do jogador) o ‘namoro’ por Alessandro Zanoli, do Napoli, já vai longo. As últimas notícias dão conta do interesse do italiano em rumar a Alvalade.
Mais duas posições na calha
Segundo a imprensa nacional, há outras duas posições que podem ser reforçadas até ao final da janela de transferências. Amorim vê com bons olhos a chegada de mais um extremo, já que a situação de Jovane Cabral está indefinida (realizou alguns jogos na pré-temporada, mas não é visto como essencial ao projeto) e Afonso Moreira ainda não oferece garantias totais no imediato, apesar de ser um jovem com talento reconhecido. Além disso, o Sporting pode ainda avançar por um médio se encontrar uma boa oportunidade de negócio.
Excedentários ainda sem solução
Rúben Amorim falou sobre a situação de alguns jogadores excedentários na antevisão ao primeiro jogo da I Liga. Fatawu e Tanlongo têm a porta de saída aberta: “Tiveram a sua oportunidade e por uma razão ou por outra, não se conseguiram afirmar e vão rodar em outros clubes, ou quem sabe, sair”, disse o técnico.
O ganês tem interessados em Inglaterra e também em Espanha. O Valladolid quererá mesmo levar os dois jogadores de uma assentada. Mais complicada está a situação de Rafael Camacho, que aufere um dos salários mais altos do plantel. Algumas notícias davam conta da sua eventual desvinculação e até do interesse do Famalicão no jogador, mas continua ‘encostado’. Mais recentemente, Renato Veiga foi devolvido pelo Augsburgo mas não se perspetiva, para já, uma eventual inclusão na equipa principal.