DESPORTO

FPF deixa aviso urgente ao Conselho de Arbitragem

Publicado:

João Pinheiro
© Global Imagens
Publicidade

O vice-presidente do Conselho de Árbitros (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) manifestou hoje o desejo de ver João Pinheiro como um “típico exemplo de qualidade” na Supertaça, que “será o cartão de visita desta temporada”. ” “.
Conselho de arbitragem espera “exemplo de qualidade” na Supertaça

Quanto à sessão promovida pelo CA, na Cidade do Futebol, em Oeiras, o ex-árbitro João Ferreira disse não ter dúvidas sobre a forma como João Pinheiro jogou no jogo de sábado, que será frente aos campeões nacionais Sporting e FC Porto, equipas que venceram o Campeonato Português. Taça, em Aveiro, a partir das 20h15.

Publicidade

“Espero que o João Pinheiro esteja ao nível que tem demonstrado nas últimas temporadas. Está em primeiro lugar e é claramente um dos melhores jogadores portugueses”, começou por elogiar o diretor numa nota de imprensa.

João Ferreira manifestou-se confiante no desempenho de João Pinheiro no jogo que marcou o arranque da nova época.

Publicidade

“Como responsável pelo caso e membro do Conselho de Arbitragem, que tem o dever de se autodenominar neste jogo tão importante, que se tornará o cartão de visita da temporada deste torneio, acreditamos claramente que ele será um bom exemplo para os jogadores. a qualidade da nossa mediação”, enfatizou.

Na temporada 2024/25, a principal prioridade é “tornar o árbitro transparente”, para que as decisões do árbitro em campo sejam claras para todos.

Publicidade

“Acima de tudo, o que nos preocupa é a transparência dos árbitros. Esta forma de comunicar através da ida às equipas, através do VAR, através de anúncios públicos, quando o árbitro toma as suas decisões, é uma forma de demonstrar transparência. Acho que é assim que os árbitros melhoram.”, defendeu-se.

João Ferreira sublinhou que a interpretação da “voz direta” do árbitro é “boa e um passo muito bom” em sala de aula, porque, mesmo que alguém não concorde com a decisão tomada, ainda assim terá melhor acolhimento.

Publicidade

Relativamente ao novo regulamento testado no Euro2024, na Alemanha, onde apenas o capitão da equipa pode falar com o árbitro para tomar uma decisão, João Ferreira considera que esta é a melhor solução.

“O exemplo do Euro é muito bom neste sentido”, conclui. O capitão é o líder da equipa e deve ser um orador excepcional perante o árbitro, que deve ser capaz de explicar porque decidiu a forma como o interpretou.” .

Publicidade

Os árbitros Gustavo Correia, internacional desde 2022, Anzhony Rodrigues, que se estreia na primeira divisão esta temporada, e Andreia Sousa, como assistente, também falaram aos jornalistas, para ver uma época sem devem falar muito. do árbitro.

“Para os árbitros foi uma boa temporada, o que significa que houve um título e não houve problemas de arbitragem. Isso será bom e estamos a trabalhar arduamente para seguir em frente. Desta vez estamos a dar o nosso melhor.” , afirmou Gustavo Correia, da Associação de Futebol do Porto.

Publicidade

Anzhony Rodrigues, da Madeira, falou de “emoções confusas”, a promoção deixou-o “orgulhoso”.

“Estou na II Liga há quatro anos. Vim para cá e cresci com uma forma completamente diferente de lidar com isto com naturalidade. Há oito anos que persigo esta subida e finalmente chegou. Vou fazê-lo. isto.” Leve vantagem dessa oportunidade. Espero ter uma temporada para afirmar e apresentar o meu trabalho aos clubes e às pessoas envolvidas na I Liga”, afirmou.

Publicidade

Por fim, “a integração das mulheres no futebol profissional” foi destacada por Andreia Sousa, minhota, que se mostrou “feliz por ver o caminho aberto”.

“O jogo de abertura acabou. [Agora quero] ficar livre de lesões e ter o máximo de confiança possível tanto na linha lateral como no fora-de-jogo. Quanto mais jogos, melhor”, desejou.

Publicidade
Publicidade
close