Chuvas fortes deixa moradores sem água e sem energia no Norte de Portugal

Nos últimos tempos, as redes sociais têm sido inundadas com mensagens de internautas que relatam as ameaças e consequências que afetam Portugal.
As chuvas intensas que caíram nas últimas horas resultaram em inundações e na elevação dos níveis dos rios na região Norte do país.
Uma publicação na página “Meteo Trás os Montes” no Facebook destacou os efeitos das fortes chuvas da noite passada, que causaram o aumento da caudal do Rio Ave, chegando a inundar o parque de lazer na Vila das Taipas, em Guimarães, no distrito de Braga.
Em Fiscal, Amares, também no distrito de Braga, imagens partilhadas por um internauta mostraram áreas completamente alagadas pelo rio Homem, chegando a cobrir os telhados de algumas residências.
Devido às condições climáticas mais adversas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) já registou mais de 500 ocorrências entre a meia-noite e as 14h25 deste sábado, principalmente relacionadas com quedas de árvores.
Vale a pena lembrar que a ANEPC emitiu um aviso à população na sexta-feira, alertando para as adversidades climáticas que seriam sentidas durante o fim de semana.
de acordo com informações do Notícias ao Minuto, os responsáveis sublinharam que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera previu 48 horas de “precipitação, às vezes intensa, vento forte, marítimo marítimo e queda de neve.”
Eles observaram que as chuvas previstas podem vir acompanhadas de trovoadas, especialmente nas regiões do Norte e Centro, com ênfase no Minho e Douro Litoral.
Ventos com rajadas de até 100 km/h são esperados nas áreas montanhosas do Norte e Centro, e um acidente marítimo pode resultar em ondas de 6 a 9 metros.