NOTICIAS

Água potável em Brasil contém produtos que causam a doença do mês

Publicado:

Água
© Getty Images
Publicidade hjjjh

Um levantamento do sistema de informação de vigilância de Água para o consumo humano. O Siságua, em parceria com o Ministério da Saúde, comprovou que a água potável  de Itu contém 22 tipos de agrotóxicos.

Este estudo, aponta para que as cidades tomem cuidado com o saneamento básico e evitem que agro-tóxicos entre  em córregos e rios, além de represas. Que levam a água até a população.

Além de Itu, Salto e Indaiatuba também  apresentam a mesma quantidade de agrotóxicos em seu sistema de água potável, o que pode causar danos no sistema imunológico das pessoas, e até mesmo aumentar o risco de câncer.

Publicidade
hhh

Aliás, desses 22 agrotóxicos, 15 deles são potencialmente letais, e até mesmo podem levar a infertilidade em homens e mulheres.

Mas,  importa referir que muitos dos produtos usados nos agrotóxicos não se dissolvem pois precisam se manter activos quando a terra é irrigada.

Na sua maior parte, esses produtos tem em sua composição nitratos, nitrito, fosfatos e demais substâncias químicas que reagem com a água e demais substâncias usadas no seu tratamento, impedindo que elas se dissolvam.

Publicidade
hhh

Justamente o resultado dessas reacções químicas entre os agrotóxicos com o cloro e a água que geram as substâncias que causam doença.

Publicidade hjjjh